Selecione e ouça uma canção!




quinta-feira, 11 de outubro de 2007

DIÁRIO ESTELAR - CAPÍTULO 41

Diário Estelar 1234567/41
Sistema Solar: Desconhecido (Será?)?
Dia/Mês/Ano e Hora: Incertos (Esperem, falta pouco...)
-Este é um de meus espaços preferidos. A Praça da Poesia é onde me sento para ler meus livros, analisar os manuscritos, pensar em algo que vou escrever, meditar...
-Puxa, que lindo isso aqui mesmo viu Bruno? Essa fonte no meio da pracinha é show. O barulhinho da água caindo traz uma paz incrível e nos acalma o espírito e a mente. Nada como poder sentar-se tranqüilamente e ler um bom livro sem ninguém incomodar. Lembro-me de que quando ia para o interior, sentava-me embaixo de um pé de manga e ficava lendo um livro. Os únicos sons que eu ouvia eram o cantar dos passarinhos e um avião que vez ou outra cruzava os céus por cima do terreiro. Era tão bom! Hoje, na cidade grande, você pega um livro, senta-se no banco de um trem, ônibus ou metrô, e muitas vezes usa o livro como um passatempo de viagem, porque se concentrar cem por cento na leitura é quase impossível, primeiro porque as pessoas esbarram em você, segundo, porque o barulho dos motores e o barulho externo incomodam e por fim, você tem que ficar com um olho no livro e outro olho no ponto ou estação que vai descer. Na roça ou no quintal á sombra de uma árvore, a única coisa com a qual você tem que se preocupar é com a possível queda de uma manga em sua cabeça, mais nada!
-É isso mesmo Zé Roberto, concordo plenamente! Sento-me á beira desta fonte, a minha imaginação flui e assim consigo me concentrar que é uma beleza. Venha mais pra dentro que quero lhe mostrar outros departamentos de minha nave. Este aqui é o espaço do Soneto. Aqui reunimos os amigos para fazermos uns saraus poéticos e musicais. Tem dias que este cantinho está lotado e a participação é grande. Cada um mostrando seus trabalhos, lendo seus versos, tocando suas músicas e enfim, trazendo para nós um pouco de arte, seja ela qual for. Muitos artistas consagrados que se apresentam hoje nos bares estelares e nas centenas de casas de espetáculos espaciais, começaram aqui em algum desses saraus que promovo. Lembra que você, no seu Espaço da Escrita conclamava todos para que mostrassem seus trabalhos pois dali poderia aparecer algum artista que estava escondido? Aqui, fiz o mesmo chamamento e apareceram centenas de bons artistas, gente muito boa mesmo, em todas as áreas da cultura popular. Olha Zé Roberto, não sei até quando você estará aqui nesta parada, mas está convidado para o próximo sarau que acontecerá daqui á três dias, você viria? Sei que você tem muita coisa boa pra mostrar, não é?
-Vamos ver Bruno! Estarei na dependência do orçamento que o amigo do AEE fará do conserto de minha nave e depois que eu aprovar o orçamento, vamos ver quanto tempo levará para ser efetuado o conserto dela, pois não vou mentir meu caro, estou um pouco impaciente e com uma vontade danada de seguir viagem de volta a minha casa. Bruno, queria te pedir um favor, posso sentar-me um pouco aqui?
-Lógico meu amigo, sente-se e fique á vontade! Mas o que é isso? Porque se entristeceu agora? Você estava tão alegre? O que houve?
-Saudades meu caro... Saudades daqueles que eu amo tanto. Meus familiares e meus amigos. Saudades daqueles que se foram cedo para as esferas espirituais e saudades daqueles que se distanciaram de mim sem um motivo justo. A saudade é uma palavra que não tem tradução em outras línguas, mas também é um sentimento que quando aflora em nós, provoca uma sensação que não conseguimos expressar por mais que queiramos. Ah meu amigo, bateu uma saudade agora...
-Porque esse sentimento aflorou em você Zé Roberto, assim tão de repente?
-Meu caro Bruno, muitas vezes, pergunto-me simplesmente: Porque certas coisas tem que ser assim? Respostas ao vento é tudo que eu consigo! As palavras são arrastadas pelo redemoinho antes que eu consiga ler a resposta para a pergunta que eu fiz e quando o vento e o redemoinho cessam, as palavras que compunham a resposta estão estraçalhadas, desmembradas e as letras, cada uma para um lado estão espalhadas pelo chão desordenadamente de modo que não as consigo juntar por mais que eu tente... Recaída meu caro! Neste exato momento estou tendo uma recaída e preciso logo mudar de assunto para não entrar em depressão...
Para ler os capítulos anteriores, clique embaixo no marcador "Diário estelar" e leia todos os capítulos na ordem..

Nenhum comentário: