Selecione e ouça uma canção!




quinta-feira, 22 de dezembro de 2011

VIOLÊNCIA NA TV E NA INTERNET



Existia em São Paulo um Jornal diário que se chamava "Notícias Populares". Esse jornal circulou até 2.001 se não me engano. Na década de 70, mais precisamente no final dela, um documentário foi lançado no Brasil e ganhou destaque nas locadoras. Esse documentário chama-se "Faces da Morte" e era alugado com restrições e várias recomendações na contracapa.  Mas o que há de comum entre o NP e Faces da Morte? A resposta é: Cenas de violência explícita! O Notícias Populares exibiu inúmeras vezes cadáveres, pessoas mutiladas, aberrações etc e o filme Faces da Morte, é uma compilação de cenas reais de morte e/ou de violência explícita a saber: Execuções, suicídios, guerras, torturas e ao que parece até estupros. Mas era o que tinha. Era só optar por não ler um e não assistir o outro e pronto, tava resolvido o problema!

Hoje, tudo mudou! O que antes era restrito a um jornal diário e a uma série de fitas VHS, hoje explode nas TVs de todo o país e na internet em cenas mostradas á exaustão, com detalhes e slow motion. Impressiono-me sobremaneira com isso e fico aqui pensando com os meus botões: Perdemos o senso? Em nome da audiência os órgãos de imprensa estão se permitindo coisas que há 20 anos era impensável de se mostrar? Até emissoras ditas "politicamente corretas" mostraram recentemente e repetidamente as lamentáveis cenas daquela "enfermeira" matando o pobre cachorrinho a pancadas, sem se preocupar com quem estaria ali assistindo naquele horário ou mostraram sem cortes imagens do ditador da Líbia todo detonado.

Outra dúvida que me assalta o pensamento é: Será que essa violência toda mostrada continuamente sempre existiu e não era veiculada ou a violência está ganhando níveis assustadores? A tecnologia de certa maneira tem contribuído para que mais flagrantes sejam capturados e essa mesma tecnologia que captura essas barbaridades também ajuda a capturar os autores dessas atrocidades, mas eu pergunto: Precisa mostrar tudo com detalhes? Não seria melhor contar a história e tirar do vídeo apenas a imagem frisada daquele(s) que se quer(em) prender?

Outro fenômeno paralelo e inexplicável vem ocorrendo no Facebook, onde pessoas, sob o pretexto de denunciar e protestar, postam e compartilham fotos escabrosas de atrocidades as mais diversas, fetos destroçados, animais mortos etc e tal. Pra que?
Isso me assusta de verdade porque se tudo caminhar como tem caminhado, logo logo veremos na TV e na internet em breve, imagens de crianças sendo abusadas sexualmente sob o pretexto de se protestar contra o abuso infantil ou mulheres sendo estupradas para se protestar contra o estupro. Lamentável isso em minha opinião!

Pra finalizar pergunto: Será que essa violência toda sempre esteve aí e nós não a enxergávamos ou ela cresceu assustadoramente? Quem sabe? O que temo é que isso se espalhe ainda mais na TV. Oxalá eu esteja errado em meus temores, mas que precisamos dar um basta nisso, ah, isso precisamos!




Nenhum comentário: