Selecione e ouça uma canção!




domingo, 4 de outubro de 2009



GRACIAS A LAVIDA, QUE ME HA DADO TANTO...



E a vida deu tanto a ela, que por infinitas gerações o conjunto de sua obra será reverenciado e sua música será executada nas rádios de todo o mundo eternamente.
De quem me refiro? De Mercedes Sosa, fantástica Cantora Argentina (com “C” maiúsculo) que cada dia encanta mais pessoas que tem contato com suas canções e com sua voz marcante e única. Era conhecida como a voz dos sem voz por cantar muitas canções de protesto e durante sua trajetória artística cantou e gravou com uma infinidade de artistas de sua pátria e de artistas internacionais. Foi banida de seu próprio país durante a ditadura Argentina e teve que se exilar no exterior, assim como fizeram muitos outros artistas que cantavam aquilo que os militares não queriam ouvir.
Nunca assisti a um show de Mercedes Sosa, embora ela tenha vindo ao Brasil algumas vezes, mas ela é uma de minhas três cantoras preferidas de todos os tempos. As outras duas são: Dianna Pequeno e Joan Baez. Aliás, esta última também gravou “Gracias a la vida” e teve o privilégio de dividir o palco com ela, num dueto memorável que não me canso em ver em vídeo e que reproduzo abaixo:



É, mas se a vida deu tanto a Mercedes Sosa, Deus parece ter ainda muito o que dar a ela, tanto que a chamou para integrar o coral celestial neste dia 04 de Outubro de 2.009. Mercedes deixa uma lacuna na música mundial que dificilmente será preenchida por outro artista porque ela sempre foi única em sua arte e insubstituível, impar no que fez durante a sua existência terrena. Muito se fala de “Divas”, mas muitas são taxadas de divas sem o serem de fato. Mercedes Sosa sim é uma diva de verdade. De grandes artistas como ela, não temos muito que falar, apenas a agradecer por termos podido ter conhecido uma criatura maravilhosa que com certeza não sairá de nossos corações e de nossas mentes. Uma cantora que brilhará para sempre, agora Assim termino este breve texto, com muita emoção dizendo:
Gracias a la vida que me dio la oportunidad de conocer Mercedes Sosa!



10 comentários:

Lazzari De Cris disse...

Ah, essa deixou uma Obra muito Bacana!!!! Eu assisti Mercedes Sossa em um teatro que tem em Santo Amaro - SP, e em Paris!!!! MMMMMMMMMMMMMuito bacana!!!!!

Teu texto está muito terno!!!! Bacana, parabéns, conseguiu colocar em letrinhas, os sentimentos de MUITOS!!! Eta!!! Arretado vc, hem???

BLOG DO ZÉ ROBERTO disse...

Lazzari, obrigado pelo comentário. Que bom que pode assistir Mercedes duas vezes. Realmente a nossa Mercedes deixa saudades. Estou ouvindo agora uma outra cantora porteña que tb é muito boa e lembra a voz da Mercedes quando jovem. chama-se Soledad Pastorutti. Ouça e vai gostar. Abraços!

Ivan disse...

Gostei muito de sua postagem, nossa amiga não morreu, sua voz ainda entoa em nossos sentimentos, como você escreveu, ela sim foi e sempre será uma verdadeira diva, um grande abraço.
Ivan

BLOG DO ZÉ ROBERTO disse...

Ivan, muito obrigado por seu comentário. Realmente, a voz de Mercedes ecoará para semopre...
Abraços!!

Mandinha disse...

Nossa que texto maravilhoso Zé!

Conheci o trabalho de Mercedes através da minha mãããe, essa mulher é fantástica.

Beijoos

BLOG DO ZÉ ROBERTO disse...

Oi Amanda, que bom que leu e gostou... Mercedes é uma daquelas eternas cantoras que sempre ouviremos...Parabéns tb pelo seu apurado gosto musical viu? Grato pelo comentário!! Bei9jos pra ti tb...

Fábio disse...

Ola tudo bem? Eu também tenho um blog, qdo e c der faz uma visitinha para conhecer. Sucesso ai com sua proposta e abraços

Moniquinha disse...

Maravilhosa! E que parceria linda!
Zé, meu amigo... hoje resolvi visitar os amigos, trazer meu carinho para 2010 e desejar que a amizade se faça mais presente do que nunca. Adoro vc meu amigo querido!!

beijos!!!

Gracias a la vida!!

Vânia Rebelo disse...

Que lindo e terno seu texto.
Também sou e serei sempre uma admiradora de Mercedes. Tive a felicidade de conhecê-la e de v~ela no palco aqui em Brasília. Narro esta experiência linda e marcante no post "Sobre ídolos e fãs" no meu blog www.todemalapronta.blogspot.com

Ah! sou baiana e também gosto muito de Diana Pequeno e Juan Baez.

Um abraço,

Vânia

BLOG DO ZÉ ROBERTO disse...

Olha que bacana Vânia! Fã de Mercedes e de Dianna? Muito bom! Aliás, a Dianna sumiu de cena, nunca mais ouvi falar dela. Aonde será que ela anda? Vc mora em Salvador? Tem ouvido falar dela aí pela Bahia? Obrigado pelo seu comentário. Depois irei lá no seu blog ver suas postagens.
Abraços!!