Selecione e ouça uma canção!




sexta-feira, 2 de outubro de 2009

PODE UM ARTISTA OU PERSONALIDADE MORRER DUAS VEZES?
SE DEPENDER DE ALGUMAS PESSOAS, SIM!


A história de vida e de carreira de certas personalidades é repleta de coisas boas, outras nem tanto e outras ruins, porém são as marcas que essas pessoas deixaram na terra quando por aqui passaram. Quando essas personalidades partem dessa para melhor, algumas almas bem intencionadas se mobilizam para tornar essas histórias imortalizadas e acessíveis para gerações posteriores que poderão ficar ávidas em saber de sua trajetória a título de mera pesquisa, por curiosidade ou porque se tornam fãs dessas personalidades e querem saber mais do ídolo que passaram a cultuar...

Estas histórias podem advir de uma carreira literária, política, jornalística ou musical e além de serem recheadas de fatos, contém outros personagens, que eu chamaria de “atores coadjuvantes”. E é aí que os problemas começam, porque são esses atores coadjuvantes que começam a querer entornar o caldo de todos aqueles que desejam perpetuar e tornar públicas as histórias de artistas e personalidades, ou lançar e relançar livros, vídeos, filmes ou cds e dvds, como se quisessem enterrar de vez, páginas e páginas de belas trajetórias, sem pensar que essas histórias poderiam render no futuro, um número ainda maior de fãs e admiradores, perpetuando a obra dessas pessoas. E convenhamos: no caso de livros, áudio ou vídeo, a perpetuação da obra e o relançamento de artigos que tornem o artista sempre na mídia é algo que acaba beneficiando antigos e novos fãs e principalmente todos aqueles que detém os direitos sobre a obra do artista. Mas, ao invés dos detentores dos direitos sobre as obras dessas personalidades ou os atores coadjuvantes da história de vida dessas personalidades se aperceberem disso, acabam por colocar areia em projetos e planos, com a única tentativa ao meu ver de matar o artista ou a personalidade pela segunda vez. Já vi uma briga imensa por causa do lançamento de várias biografias, livros, quadros, cds e filmes, o que é lamentável, porém, muito mais comum do que se imagina. O escritor Ruy Castro falando para uma platéia na Bienal do Livro do RJ afirmou que, no Brasil, "o biografado ideal tem que ser órfão, solteirão, filho único, estéril e brocha". Como publicou o jornal O Estado de São Paulo, a piada do autor não é só uma jogada de efeito para impressionar caçadores de autógrafos: Ruy Castro comeu o pão que o diabo amassou para ver publicado o best-seller Estrela Solitária - Um Brasileiro Chamado Garrincha, encurralado na Justiça pelas filhas do jogador. Eu completaria a afirmação de Ruy Castro escrevendo que além de tudo o que ele escreveu, o biografado deverá ter levado sua vida como um monólogo, sem a participação de ninguém que eventualmente pudesse ser citado nominalmente em uma futura biografia pós-morte. Ainda quando tentam lançar uma biografia de algum vivo vá lá, mas depois que ele se foi não dá né?

Pois bem, um dos artistas que tentam enterrar de novo pela segunda vez desde Agosto de 1.989 é Raul Seixas. O maior artista da música brasileira na minha opinião e aquele que arrebanha cada dia mais fãs de todas as idades, classes e credos parece que nunca vai descansar em paz e se mantém vivo na memória e nos corações das pessoas graças a guerreiros como Sylvio Passos que preside o Raul Rock Clube há 30 anos e soldados da legião de Raulseixistas que, como um exército, marcham contra tudo e contra todos levando a bandeira do Maluco Beleza como estandarte maior. Desde que Raul morreu em Agosto de 89 eu ouço histórias dizendo de projetos que são vetados ou mutilados por essa ou aquela pessoa, planos são abortados, discos que não saem, bandas e artistas que são impedidos de regravar Raul (inclusive Zé Ramalho), livros que são mutilados (como no caso do livro A História que não foi contada de Elton Frans) e mais recentemente a polêmica sobre a biografia que o jornalista Edmundo de Oliveira Leite Jr pretende lançar sobre Raul Seixas, onde, matérias nos jornais como esta aqui dão conta de que Kika Seixas, ex-companheira de Raul enviou duro telegrama a ele advertindo-o de que medidas judiciais cabíveis serão tomadas caso o jornalista insista em lançar a biografia de seu ex-companheiro. Para meu espanto, segundo matéria no Jornal O Estado de são Paulo, Vivian Seixas, filha e uma das herdeiras de Raul assume a ameaça de levar o escritor á barra dos tribunais caso tal publicação seja impressa. O mais curioso é que pouco tempo atrás, um advogado de uma outra filha e herdeira de Raul, cujo nome é Scarlet e que mora nos EUA, entrou na comunidade oficial de Raul Seixas no Orkut, cujo dono é Sylvio Passos e arrumou a maior “confa”, por causa do Projeto Virada Cultural de São Paulo, que teve um palco tocando Raul por 24 horas, que reuniu vários artistas, um número incalculável de fãs e de pessoas que ou curtiam Raul ou passaram a curtir Raul depois de assistir a algum dos shows ali apresentados. Alegava ele que os direitos autorais relativos às músicas do Raul executadas pelas bandas e artistas não haviam sido recolhidos junto ao ECAD. A polêmica e a pegação no pé fez com que o próprio Sylvio se desestimulasse a tocar futuros projetos e uma das pessoas que veio em defesa do Sylvio na comunidade foi justamente Vivian Seixas, a mesma que dizem, assume as ameaças feitas pela mãe ao jornalista que escreve a biografia há cinco anos. Não é curioso?

Custa-me a acreditar que a obra de Raul esteja sendo podada desse jeito e que, justamente quem deveria fazer perpetuar a obra de Raul esteja brecando projetos. Eu leio as matérias, as discussões, os comentários e fico perplexo com isso, sem acreditar que queiram fazer morrer Raul Seixas mais uma vez. O jornal estampa até o telegrama enviado por Kika Seixas ao jornalista o que atesta a veracidade das ameaças. Mas porque? A quem interessa ou não esses vetos? A história do Raul é uma história que teve momentos bons e momentos não tão brilhantes, mas é uma belíssima história. Se eu fosse filho de Raul Seixas, seria o primeiro a encabeçar projetos que colocassem no mercado todo tipo de item relativo a Raul Seixas e incentivaria outras pessoas a fazerem o mesmo. Claro, caso alguém quisesse publicar inverdades, aí sim o veto ou o corte poderia ser usado, caso contrário, nada se justificaria, porém, matérias como as dos jornais servem pra me fazer acreditar que estas coisas infelizmente são verdadeiras, o que me enche de tristeza, já que sou fã desse grande artista.

Fico pensando o quão triste deva estar Nosso querido Maluco Beleza, que de onde ele está, assiste a tudo sem nada poder fazer para interceder, assim como seus pais biológicos Raul Varella Seixas e Maria Eugênia Seixas que da mesma forma devem estar profundamente entristecidos com todos aqueles que desejam enterrar seu filho mais uma vez. Desejam, mas não conseguirão porque a obra de Raul Seixas e a chama Raulseixista, sempre arderá no coração de centenas de milhares de fãs pelo mundo. Os Raulseixistas são os verdadeiros herdeiros de todo o legado de Raul Seixas. E são esses malucos que lutando contra tudo e todos continuarão levando a música e a poesia de Dom Raulzito a todas as gerações que virão, porque ao meu ver, se dependesse de algumas poucas pessoas, a história, a música e a poesia de Raul Seixas já teriam sido enterradas junto com seu corpo há 20 anos. Portanto, ao ler todas essas picuinhas que são publicadas, o meu grito de protesto é:
DEIXEM LIVRES A VIDA, A MÚSICA E A POESIA DE RAUL SEIXAS ESSE ARTISTA QUE, QUEIRAM HERDEIROS OU NÃO, JÁ É DOMÍNO PÚBLICO, JÁ ESTÁ ENCRAVADO NOS CORAÇÕES E NAS MENTES DE CENTENAS DE MILHARES DE PESSOAS PELO MUNDO! VIVA RAUL SEIXAS, O ETERNO MALUCO BELEZA!!!!!!
Lembrem-se sempre: "Todos os que desejarem enterrar um artista ou personalidade marcante e inesquecível como o Raul acabarão por perecer um dia e serão esquecidos em pouco tempo. Já um artista como o Raul jamais será esquecido" (By Zé Roberto)

4 comentários:

CRIS RAULROCKCLUB LAZZARI disse...

Nossa, seria o que eu escreveri, SE eu tivesse essa veia, que não tenho...

Nada a ser mudado, nada para acrescentar, a não ser a minha tristeza para com Toda a Obra do Raul, do Sylvião e de todos que vivem a propagar uma Filsofia para um Mundo mais Beleza!!!

Que Jorges e Renatos e afins leiam e compreendam o Quanto estão Atrapalhando a Evolução do Universo!!!!

Boa, Mago das Letras, Boa!!!

beijão

BLOG DO ZÉ ROBERTO disse...

Cris é triste mas real. Raul está mnos braços do povo. Aqueles que impuserem vetos e impecílhos á sua obra e a sua história perecerão e serão esquecidos. Já a pessoa de Raul Seixas nunca morrerá, ao contrário, cada vez estará mais vivo. Bjs pra ti e grato pelo comentário.

Igor Monteiro disse...

A obra de RAul Seixas é viva!!! estará sempre nas tavernas e saraus, longe dos sanguessugas capitalistas. Podem tentar tendenciar a imagem de um mito, mas o Homem Raul Seixas sempre se revelou por ele mesmo.. é incontestável!

BLOG DO ZÉ ROBERTO disse...

Falou e disse Igor! é isso mesmo! Valeu pela leitura e pelo comentário em meu texto.