Selecione e ouça uma canção!




sábado, 14 de janeiro de 2012



QUEM PERPETUA A MEMÓRIA E A OBRA DE RAUL SEIXAS?


Foto: Tiago Queiroz/AE


Vira e mexe vejo aqui e ali, discussões acerca de empecilhos que brecam o lançamento de material do Raul, DVDs, Cds, Livros etc. Muitos colocam a culpa nas herdeiras que estariam impedindo os lançamentos em virtude de quererem muita grana pra liberar as obras (no caso de CDs e DVDs) e por não permitirem que sejam citadas no caso da publicação de livros. São suposições apenas pois nem eu e nem ninguém pode afirmar categoricamente o que rola de fato. Material inédito há e se não é lançado, há um motivo que não sabemos verdadeiramente qual é.
Em face disso, já vi comentários informais de pessoas que me disseram: Se depender das herdeiras a memória do Raul e a obra dele poderão ir pro limbo. Ta aí, ou taí, uma outra afirmação que não é verdadeira. Quem mantém viva a memória e a obra de Raul Santos Seixas? As herdeiras? O Raul Rock Club através de seu presidente Sylvio Passos? A resposta que eu tenho pra dar é: Quem mantém viva a obra e a memória de Raul Santos Seixas são os FÃS de Raul Seixas, que irão perpetuar sua obra eternamente. Sim, esses mesmos fãs que no meu ponto de vista são muitas vezes injustiçados e não recebem (em muitos casos) o reconhecimento que deveriam receber. Fãs esses que tem um extremo amor pelo Raul, que não medem esforços para ver sua obra cada vez mais acesa e viva. Fãs que se reúnem espontaneamente todo dia 21 de Agosto para homenagear dom Raulzito, sem apoio de ninguém. A Passeata Raulseixistika se “auto organiza” como diz um amigo meu, graças ao extremo amor que todos tem por Raul. Passeata essa que já foi chamada mais de uma vez de “Palhasseata” e fãs que já receberam a pecha pejorativa de “Raulchatistas” ou de “Raulxiítas”, mas que, independente do apelido que lhes derem, seguirão eternamente empunhando a bandeira Raulseixista por muitos e muitos anos, aja visto que nas passeatas, posso ver fãs mirins de Raul Seixas, que herdaram o amor pelo Maluco Beleza de seus pais, tios etc e que, com certeza, herdaram um amor por esse moleque maravilhoso que nós tanto amamos e que levarão dentro de si para entregarem ás próximas gerações como seus pais o fizeram. Até artistas que fazem covers de Raul Seixas, levando e divulgando suas canções e sua obra são desprezados e menosprezados por gente importante. 
 Foto: Tiago Queiroz/AE

 Sem os Fãs, as herdeiras não seriam nada, sem os fãs o Raul Rock Club não existiria ou seria um baú empoeirado de objetos pessoais do Raul. E sei do que falo, pois, dirigindo o Fã Clube do Zé Geraldo há 22 anos, devo tudo ao próprio Zé Geraldo, mas também aos fãs do Zé, os quais respeito e muito. Por isso digo que, nós fãs e fanáticos, (ou chatos e xiitas) é que temos carregado com muito prazer e orgulho o estandarte que leva estampada a figura eterna daquele que sempre será eterno em nossos corações. O dia em que, nós fãs, tivermos o devido reconhecimento e formos respeitados, a memória e a obra de Raul, certamente poderá alçar vôos ainda mais longínquos. Mas se tal reconhecimento não vier, paciência, nós não dependemos disso para amarmos aquele que como diz o Zé Geraldo, chegou ao coração de todos, sendo amado das favelas aos grandes casarões. Viva Raul Santos Seixas!