Selecione e ouça uma canção!




sábado, 30 de junho de 2007

DOM QUIXOTE VIRTUAL
Quando descobri o mundo virtual em 1.996, me encantei com as possibilidades que ele oferecia e imaginei que, com a expansão do universo de transmissão de dados e imagens on line instantâneas, o nosso mundinho fosse melhorar, melhorar e muito. Olhando a tela do computador, viajei muitas vezes com meu pensamento, imaginando quanto conhecimento poderíamos adquirir na Internet, quantas lições poderíamos ministrar, quanta ajuda poderíamos fornecer e quanto auxilio seria possível receber. Rapidez, economia de tempo e dinheiro, seriam só algumas das coisas possíveis com esse mundo virtual dentro de minha visão ingênua e sonhadora. Fazer compras e transações bancárias sem sair de casa era um sonho só visualizado em filmes futuristas e em desenhos como “Os Jetsons”. A tecnologia presente em nossas vidas aliou-se a era digital e a cibernética cada vez mais e passamos a nos surpreender com novos inventos, com novos programas de computador e com a rapidez com que os equipamentos e os programas passaram a ficar obsoletos e como é fácil adquiri-los.
Mas o que deveria ser uma invenção para melhorar as nossas vidas, em pouco tempo tornou-se um pesadelo para muitos. Aproveitando-se dessa facilidade, pessoas inescrupulosas começaram a praticar todo tipo de crime possível, desde atos de vandalismo, como a disseminação de vírus on line, até crimes graves como a pirataria, o roubo de dados pessoais e de dinheiro de contas bancárias via Internet banking, a distribuição não autorizada de música on line que lesa toda a classe artística e seus dependentes, os crimes de racismo, violência gratuita contra pessoas ou classes sociais e raciais envolvendo a discriminação e até crimes na minha concepção hediondos, como a pedofilia que se alastra de uma forma violenta na rede mundial de computadores em sites de relacionamento como o Orkut e em comunicadores instantâneos como o MSN, que abriga centenas de milhares desses criminosos e doentes mentais, a maioria impune, fazendo o querem e o que não querem. Esses criminosos virtuais alguns dotados até de uma inteligência superficial, destroem travas e proteção criadas para impedir cópias e usam suas inteligências para o mal, quando, se as utilizassem para o bem, estaríamos com certeza num mundo extremamente melhor do que temos hoje. Meu poeta preferido, Zé Geraldo, canta em um trecho de uma música dele, algo que é bem real e que expressa o que penso: “Eu vi, no jornal e na televisão, um cidadão formado numa grande universidade deste país, eu vi no jornal e na televisão um cara mostrando sua última invenção, uma arma moderna com alto poder de destruição, pra que? Pra matar seu próprio irmão. Eu acredito piamente em Deus, não consigo mais acreditar nos homens...”
Hoje, não se pode deixar dados pessoais em páginas de relacionamento, não se pode dar dicas de comportamento, não pode deixar fotos de adultos e principalmente de crianças expostas e nem dar pistas do que se faz ou do que se deixa fazer. Triste, porém real...
Quando comecei a navegar na rede com constância e principalmente depois que comecei a me relacionar com amigos e comunidades na Internet, um sentimento de indignação tomou conta de mim, pois eu não conseguia entender porque razão havia tanta ilegalidade, tantos crimes e tanta maldade no mundo virtual e tentava entender porque corações endurecidos e mentes vazias procuravam destruir aquilo que poderia ser tão belo e tão útil para todos nós. Esse sentimento de indignação fez com que eu me tornasse um cavaleiro solitário na net, navegando em meu cavalo virtual, usando o mouse como lança e escudo, para tentar vencer esses gigantes moinhos de vento, que muitas vezes são tão fortes que me desestimulam e me derrubam. Passei a cavalgar lutando sozinho contra eles atrás de um mundo melhor, tentando vencer às vezes de forma solitária exércitos inteiros. Hoje, 11 anos depois, ainda cavalgo em meu Rocinante, trilhando de forma solitária esse mundo tão imenso, eu diria até infinito, atrás de vencer essa podridão que se instalou na rede e cavalgo atrás de minha Dulcinéia virtual que seria a vitória contra todos os que tentam derrubar e destruir o que foi criado para ser útil e até necessário. Já senti na pele a indiferença, já passei de mocinho a vilão, já fui derrubado de meu cavalo algumas vezes e outras tantas serei também, mas não desisto, pois está no meu sangue essa loucura atrás da melhoria deste nosso mundo virtual e essa melhoria que busco, não é só pra mim, mas para todos sem distinção. Sinto-me um Dom Quixote Cibernético, uma figura de feição esquálida, que não desiste de lutar pelos seus ideais e que jamais desistirá de tentar mudar para melhor o meu redor esse nosso mundo tão sofrido, enquanto eu tiver forças para isso, mesmo que digam que eu sou um louco, um visionário.... E que Deus me ajude nessa empreitada, hoje e sempre e que ele me conceda a benção de ter muitos aliados no futuro, pois é isso que preciso... Amém!

terça-feira, 19 de junho de 2007

Frases do Dia

A FRASE DESTA TERÇA-FEIRA É DE UMA CANÇÃO QUE ESTOU CANTAROLANDO DESDE MANHÃ (Clique no link da frase e ouça):

Fernanda Mello e Rogério Flausino

segunda-feira, 18 de junho de 2007

FRASE DO DIA:
"NUNCA TRADUZAM MEUS TEXTOS COMO RECADOS DIRETOS POIS MEU CORAÇÃO ESCREVE POR METÁFORAS"
MENTIRA, UM MAL NECESSÁRIO?

Se tem coisa que detesto é a mentira, principalmente aquela que se usa como desculpa ou como subterfúgio pra mascarar algo que se vai fazer sem que o outro saiba que está sendo feito ou que vai ser feito. Infelizmente para mim a sensibilidade é algo que me faz ver nas pessoas uma transparência muito grande e essa transparência acaba revelando toda a verdade para mim, seja ela qual for. Sou astuto, sou matuto, sou observador e dificilmente algo escapa á minha observação. Olho de fora, mas enxergo dentro e quando vejo algo errado, sinto-me traído, vilipendiado em sentimentos e desejos e aí, dependendo do caso, o encanto acaba. Não, nunca me escondam nada porque acabo descobrindo ou por observação ou contradições. Dói, doi por dentro, mas dói mais na mente das pessoas que não revelam a verdade seja ela qual for. Triste mas real, fazer o que? Não existe mentira necessária para mim em nenhuma hipótese e creio sinceramente que só a verdade faz com que as pessoas acabem se acertando cada vez mais, num reajuste que afinará com o diapasão da existência o futuro de uma relação. Mentira necessária? Hummmmmmmmm

sexta-feira, 15 de junho de 2007

UMA CLARIDADE NA ESCURIDÃO

As luzes se apagaram... Um prenúncio de trevas se instalou no ambiente. Estou no escuro! Cadê todo mundo? Onde estariam todos? Meu Deus, me ajude por favor!! Vou tateando lentamente pelo ambiente, esbarrando em obstáculos como um cego que nunca viu nada na vida e então procuro uma saída, mas não encontro de jeito nenhum. O desespero começa a bater forte! O coração começa disparar e o suor já me escorre na testa lentamente, percorrendo minha fronte, indo em direção de meu queixo, para despencar em gotas na escuridão rumo ao chão. Tremo, sinto uma leve tontura e então sem forças, procuro me sentar para não cair. Mesmo sentado no chão procuro não desistir pois sei que deve ter uma saída em algum lugar. E então começo a me arrastar com dificuldade, tateando móveis e o piso, para num último esforço tentar descobrir a luz que deve estar no final do túnel. Mas nada! Não consigo! Deus, sinto que vou desfalecer! Sinto minhas forças se esvaírem e então vou desabando lentamente, passo a passo, pouco a pouco. E então, quando estou quase na horizontal, minha mão esbarra em um botão. O que será isso? Espere, vou apertar! E então, como que num passe de mágica, a luz se fez! Ao apertar o botão acende-se logo acima de mim uma tela onde se lê:
"Windows 2000, inicializando a máquina". Ufa! Estou salvo!!! Thanks God! Daqui há pouco estarei novamente conectado ao mundo e uma grande claridade se abrirá na escuridão de meu interior, iluminando todo o meu ser... Bendita internet!
FRASE DESTE DIA 15 DE JUNHO DE 2.007:

"HOJE, DEPOIS DE ONTEM, NADA TENHO A DIZER SOBRE O AMANHÃ"

quinta-feira, 14 de junho de 2007

MARCAS ETERNAS

No começo da humanidade, os primeiros homens deixavam suas marcas nas rochas das cavernas onde se abrigavam do calor, do frio e da chuva. Através dessas marcas, feitas por esses homens das cavernas, podemos hoje, saber um pouco daquilo que foi a vida deles, o que caçavam, o que comiam e até o que faziam. São as marcas deixadas por eles que permanecem até hoje em muitos lugares. Á medida que a humanidade foi evoluindo, criaram-se métodos de “escrita” e li uma vez não sei aonde que os primeiros caracteres remontam aproximadamente ao ano 3.200 a.C. e já se apresentam como uma língua escrita plenamente desenvolvida. Além disso, alguns hieróglifos representam objetos que estavam fora de uso já há muito tempo no início da época histórica. Assim, e baseados em datas sugeridas pelo carbono 14, os estudiosos situam tal invenção em torno de 4.000 a.C. Seja como for, por volta de 2.800 a.C. o uso da escrita já estava generalizado no Egito. Escritas nas cavernas, nas paredes das pirâmides e palácios vão evoluindo para as xilogravuras e para os papiros, muito comuns na idade média. E é exatamente nessa fase lá nos idos de 1.440 se não me falha a memória, que Johannes Gutenberg inventou um modo de fazer a impressão de livros, criando por conseqüência a “imprensa” e a produção maciça de livros que começava a sair da fase artesanal para passar á fase quase industrial se é que podemos chamar assim. Assim, o homem pode deslanchar e deixar suas marcas, seus desenhos e seus sentimentos impressos em livros, muitos dos quais são até hoje obras de arte, obras disputadíssimas por museus e colecionadores do mundo inteiro. Bem, mas o mundo continuou evoluindo. Foram inventados novos processos de impressão, surgiu á máquina de escrever, o telégrafo e como conseqüência, os correios. Estava dada a largada definitiva para a perpetuação de palavras, e sentimentos impressos para toda a vida. Hoje, temos a maravilha da informática, com seus estupendos computadores que registram e enviam as nossas marcas para todo o universo, como as que estão escritas na Sonda Voyager que deve ir além do nosso sistema solar, levando dentro de sua cápsula as nossas palavras em várias línguas terrenas dizendo: “Somos do Planeta Terra e viemos em paz”. Se alguém um dia interceptará essa máquina e mais ainda, se alguém decifrará o que queremos dizer não sei, o que sei é que nossas marcas ali estão e percorrerão o infinito. Esse é o futuro e o que nos aguarda só o tempo vai nos mostrar...
Mas fiz esta pequena explanação, não só para contar resumidamente um pouco da história da escrita e das marcas deixadas pela humanidade ao longo dos séculos Antes de Cristo e Depois de Cristo, mas sim para fazer uma pequena analogia entre as marcas impressas em cavernas, pirâmides, papiros e livros e as marcas deixadas por nós nas vidas, nas mentes, nos corações de nossos semelhantes e na história como um todo. Nosso relacionamento de um modo geral, nossa convivência em família e em comunidades, dependendo de nossa conduta deixa marcas, muitas vezes difíceis de serem apagadas nas mentes, nos corações e nos espíritos de nossos semelhantes, ou por causa da beleza desses atos que se perpetuam, fazendo bem a gerações inteiras, ou mal, danificando corações, trazendo mágoa, tristeza e boas lembranças. Uma Madre Tereza de Calcutá (guardadas as devidas proporções) de certa maneira será tão lembrada como Adolf Hitler, mas cada um por suas “obras” registradas nos anais da história e de muitas mentes pela eternidade. Cada gesto nosso, cada olhar que damos, cada palavra que proferimos aos nossos semelhantes, produz uma marquinha que é deixada em nosso próximo e o conjunto dessas marquinhas significará meus amigos, no futuro muitas vezes nem tão distante, a maneira como seremos lembrados, entenderam? Boas ou más obras...
O que fazer então? Simples! Devemos lutar para que com as nossas atitudes marquemos os corações dos nossos semelhantes com as nossas melhores marcas e que elas se perpetuem em infinitas e boas lembranças para todo o sempre. E mais do que isso, que os “livros” que deixarmos impressos no coração, na mente e no espírito de nossos irmãos sejam infinitamente belos e que os mesmos possam ser indicados a outros irmãos necessitados de boas leituras e ávidos por terem o coração e a mente recheados de letras maiúsculas que formem as mais lindas palavras do mundo. As impressões registradas nas cavernas surgiram, os hieróglifos surgiram, os caracteres surgiram, os papiros surgiram, os livros surgiram, a máquina de escrever surgiu, o telégrafo e o computador surgiram para deixar marcas impressas para todo o sempre na humanidade, por isso te pergunto meu amigo: Que marcas você pretende deixar na terra?
Essa é a marca que vc quer deixar ou aquela lá em cima que apesar de ser imensa o mar vai varrer na primeira grande onda mais forte? Pense nisso!!